Lei Federal que Regulamenta o Cadastro Positivo
 
No decreto Nº 7.829, de 17 de outubro de 2012 – Publicado no Diário Oficial da União em 18 de outubro de 2012: Regulamenta a Lei no 12.414, de 9 de junho de 2011, que disciplina a formação e consulta a bancos de dados com informações de adimplemento, de pessoas naturais ou de pessoas jurídicas, para formação de histórico de crédito.
 
O que é o Cadastro Positivo?
 
O Cadastro Positivo é um banco de dados com informações de consumidores que têm histórico favorável de pagamentos que possa favorecer a abertura de créditos com  queda dos juros bancários (menores taxas) e outras vantagens para os bons pagadores.
 
Com o Cadastro Positivo feito, inicialmente ajudará na pontuação do Score SPC Brasil, para isso é necessário que o consumidor coloque seus pagamentos em dia como contas de luz, telefonia, água, internet,prestação da casa própria (agendar estes pagamentos),IPVA (Tem que ser no máximo ser pago até o mês que vence o licenciamento do seu veículo) e pagar as faturas de cartão de crédito em dia e evitar de pagar o mínimo e fazer reparcelamento de dívida em cartões.
 
Então para eu começar um Score (pontuação) tenho primeiramente fazer o Cadastro Positivo?
 
Na maioria dos casos sim, principalmente quando houver mudança do estado cívil acarretando a mudança  de sobrenome  e outros como mudança de endereço, telefones e e-mails
 
O cadastro positivo poderá facilitar muito a vida do consumidor pessoa física ou jurídica no momento de conseguir um emprestimo/finaciamento ou cartão de crédito, uma vez que utilizado pelo mercado como uma ferramenta para análise de crédito e reconhecimento de um bom pagador no histórico de pagamentos  .
.  
Algumas experiências obtidas pelo mercado internacional demonstram que os juros caem com o funcionamento do Cadastro Positivo.
 
O cadastro positivo poderá facilitar muito a vida do  consumidor pessoa física ou jurídica no momento de conseguir um emprestimo/finaciamento ou cartão de crédito, uma vez que utilizado pelo mercado como uma ferramenta para análise de crédito e reconhecimento de um bom pagador no histórico de pagamentos  .
.  
Algumas experiências obtidas pelo mercado internacional demonstram que os juros caem com o funcionamento do Cadastro Positivo.
Eu quero fazer parte desta lista.
Veja como é fácil fazer sua adesão!
 
Poderão aderir ao Cadastro Positivo, Pessoas Físicas com idade igual ou superior a 18 anos ou emancipados e Pessoas Jurídicas. veja a documentação.
 
1) O cadastro positivo pode ser feito pessoalmente   na CDL de Sorocaba,Rua Miranda de Azevedo 48  Centro Sorocaba SP -Tel. (15) 3231-7176 .                                                 
 
"O consumidor deverá, ainda, apresentar os seguintes documentos originais para conferência."
 
    Pessoa Física: 
    Documento original de Identificação válido com foto (Ex.: RG, CPF ou CNH, CTPS ou outros)
    CPF - Cadastro de Pessoa Física  e Comprovante de endereço. (Poderão ser Contas ou boleto que aparece o endereço)
   
Pessoa Jurídica:
     Documento que comprove a sua regular constituição (Ex.: Estatuto/Contrato Social/ultima alteração se existir); Cartão do CNPJ;
     Documento(s) de identificação do(s) representante(s) legal(is) com foto (Ex.: RG,CPF,CNH,Passaporte, ou outro)
     CPF do(s) representante(s) legal (is) da empresa.
Wathsapp CDL Sorocaba
(15) 99738-6963
   CDL Sorocaba
Quando somente atualização do cadastro no sistema (Endereço, Telefone, Email) 
Neste caso o consumidor mesmo com  restrições financeiras seus dados endereço serão atualizados normalmente.
Pode feito diretamente no balcão da CDL de Sorocaba , Rua Miranda de Azevedo 48 - Centro - Sorocaba -SP, Tel.15-3231-7176 ou 3234-6727  (veja mais acima em destaque a documentação necessária para Pessoa Física e Jurídica).
OBS . : O consumidor não pode ter no momento restrições financeiras para realização do cadastro posiitivo.
Assim que seu cadastro for realizado em nosso sistema, você receberá um e-mail do SPC Brasil com o link para cadastramento de sua senha de acesso para realizar uma consulta ao seu Cadastro Positivo SPC. Com a senha cadastrada, você poderá ter acesso gratuito as suas informações cadastradas.
 
Faça seu Cadastro Positivo SPC agora mesmo.
Em caso de dúvidas, ligue para o SAC: (15) 3231-7176.
Atendimento de segunda a sexta, das 9:30h as 17h.
 
Para sugestões ou críticas, envie e-mail para:  ouvidoriacadastropositivo@spcbrasil.org.br
 
Conheça os benefícios que o Cadastro Positivo poderá trazer aos consumidores:
 
    Facilitar as compras a crédito e aprovação de empréstimos/financiamentos, com maior facilidade e menor burocracia;
    Proporcionar melhores condições comerciais (maior prazo e menores taxas de juros).
 
Quais são os direitos de quem aderiu ao Cadastro Positivo SPC?
 
    Acesso gratuito a todas as informações existentes a seu respeito no banco de dados, no momento
    da solicitação, inclusive o seu histórico de crédito.
    Solicitar o compartilhamento de novas fontes a qualquer momento.
    Solicitar a correção ou cancelamento de qualquer informação erroneamente contida no sistema.
    Conhecer os principais critérios considerados para análise de risco, resguardado o segredo empresarial.
    Solicitar o cancelamento do seu cadastro a qualquer momento.
 
Como cancelar a participação no Cadastro Positivo ?
 
Pessoa Física (PF)
 
O consumidor poderá cancelar sua participação no Cadastro Positivo da seguinte forma:
• Compareça ao balcão de atendimento da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Sorocaba), Rua Miranda de Azevedo 48  Centro Sorocaba SP -Tel. (15) 3231-7176 apresente o CPF e o RG e solicite o cancelamento do Cadastro Positivo.
 
Pessoa Jurídica (PJ)
 
• Dirija-se ao balcão de atendimento na CDL (Câmara de Dirigente Lojista de Sorocaba). O cancelamento deverá ser feito por um representante legal, devidamente identificado.
 
Posso pedir o bloqueio de informações das minhas informações no Cadastro Positivo?
 
O consumidor poderá bloquear suas informações do Cadastro Positivo para a consulta de determinadas empresas e credores durante um período determinado de tempo.
O consumidor poderá solicitar o bloqueio de suas informações dirigindo-se ao balcão CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Sorocaba), Rua Miranda de Azevedo 48  Centro Sorocaba SP -Tel. (15) 3231-7176
 
Desbloqueio de informações
 
O consumidor poderá desbloquear suas informações do Cadastro Positivo para a consulta de determinadas empresas e credores antes bloqueados.
O consumidor poderá solicitar o desbloqueio de suas informações através do SAC (Serviço de atendimento ao Consumidor)CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas de Sorocaba), Rua Miranda de Azevedo 48  Centro Sorocaba SP -Tel. (15) 3231-7176
 
Importante:
 
O consumidor pode procurar o PROCON ou o Ministério Público de sua região caso constate infração aos seus direitos.
Os seus dados mantidos no Cadastro Positivo serão utilizados somente para análise de crédito e de negócios e não serão utilizados para
outras finalidades.
No Cadastro Positivo, constarão informações sobre os seus empréstimos pessoais, financiamentos e crediários, tais como: número do contrato, parcelas, valor e  vigência, dentre outras informaçõesCDL de Sorocaba,Rua Miranda de Azevedo 48  Centro Sorocaba SP -Tel. (15) 3231-7176
 
   CDL SOROCABA         SERVIÇOS                        CENTRAL DE RELACIONAMENTO
Home
 
Quem Somos
 
Manual CDL/SPC
 
Contato
 
Guia do Associado
SPC Brasil
 
Filiação Online
 
Consumidores
 
Certificação Digital
Câmara de Dirigentes Lojistas de Sorocaba (CDL Sorocaba)
                  Central de Atendimento
Rua Miranda de Azevedo 48 Centro Sorocaba SP 18035-095
Ligue : (15) 3231-7176  / 3224-1241
Horário de Atendimento : De segunda a sexta feira                                                            das 9:30 as 17:00hs
cdl@cdlsorocaba.com.br   -   www.cdlsorocaba.com.br
   2016 - Webservice Collection - Sistema CNDL